Thursday, March 03, 2011

ROLAND EP-30 electronic piano (texto em português)



A Roland Corporation foi fundada em 18 de abril de 1972 por Ikutaro Kakehashi a partir da Acetone, empresa que ele já havia fundado quase 10 anos antes e que tinha como principais estrelas os orgãos e baterias eletrônicas. Os produtos iniciais fabricados pela Roland foram justamente baterias eletônicas, mas logo no primeiro ano de existência surgiram o primeiro sintetizador (SH-1000) e o primeiro piano eletrônico (EP-10) da empresa e no ano seguinte, 1974, o primeiro piano eletrônico com teclas sensíveis ao toque (mais ou menos como as de um piano mesmo) do mundo, o Roland EP-30. Esta sensibilidade das teclas pode ser anulada por meio do knob de volume, puxando-o.



O EP-30 possui um teclado totalmente polifônico com 5 oitavas de extensão (de Fá a Fá) e quatro timbres diferentes, 2 pianos e 2 cravos. Além disso, em sua oitava e meia mais grave, pode ser acionado um som de baixo através de um switcher. Todos os presets podem ter adicionado um vibrato que tem controles individuais de velocidade e profundidade. Um knob para ajuste de afinação tambem está presente na parte frontal do EP-30.


Diferente de um piano elétrico Rhodes, de um piano eletrônico Wurlitzer ou de um “pianet” Hohner, o EP-30 é totalmente eletrônico, ou seja, não possui ação mecânica real (apenas simulada eletrônicamente) e suas teclas não tem o mesmo peso das de um piano. Seu som é gerado a partir de osciladores de frequência fixos. Mesmo assim, seguindo o padrão dos pianos elétricos/eletrônicos da época, o próprio chassi é a base do seu estojo e uma tampa acompanha o instrumento, além de uma base para partituras que pode ser acoplada em cima dele.

Na parte traseira os conectores são muito simples, sendo um jack para o pedal de sustain e os outros dois de saida de audio de baixa e alta impedância (para fones de ouvido). Este instrumento tem uma espécie de gaveta na parte inferior que serve para guardar o cabo que liga ele a rede elétrica. Detalhe interessante e muito útil que deveria ter continuado a ser feito, tanto nos instrumentos da Roland quanto nos de outros fabricantes!



Comprei meu Roland EP-30 em julho de 2009, de um amigo que conserta instrumentos analógicos em São Paulo. Ele – o piano, óbvio – está em excelente estado de conservação, com excessão de alguma ferrugem no chassi. Todos os knobs são originais de fabrica e comprei com a tampa e a base para partituras originais inclusas! O número de série do meu é 311.410 e nenhuma modificação ou adaptação foi feita. Por se tratar de um instrumento raro – não sei de nenhum outro, pelo menos no Brasi - não achei muita informação sobre ele, portanto não tenho nenhum nome para citar de músico ou banda que tenha utilizado um piano eletrônico deste modelo.


photos: Kay Mavrides

Gravei este video no dia 02 de março de 2011!




Achei o Manual do Usuário (em japones) na internet e aqui esta o link:
http://safemanuals.com/fullswf-ROLAND.php?type=.SWF&file=SWF/ROLAND/08-10-10-04-06-44-591&langue=en&img_width=515&img_height=728&cat=vide

E aqui está um anuncio original da época, com o preço sugerido para venda de JPY 180.000 que, convertido em dólares, da algo em torno de U$ 2.200.

2 comments:

  1. Muito bom, agora imaginamos o tanto que evolui o mundo da musica...
    abrass

    ReplyDelete
  2. Link to the english version of these post (originally published on february 3rd, 2012):

    http://astronautapinguim.blogspot.com/2012/02/roland-ep-30-electronic-piano-english.html

    ReplyDelete